Para atualizações gratis via email: DIGITE SEU EMAIL:

domingo, 5 de setembro de 2010

Vegetação consome quase 20 vezes o CO2 produzido pelos combustíveis fósseis

Soja na Argentina
As plantas retiram dióxido de carbono (CO2) da atmosfera para a fotossíntese em proporções que desanimam a demagogia catastrofista.

Christian Beer, do Instituto Max Planck (Alemanha), e colegas afirmam que as plantas consomem cerca de 123 bilhões de toneladas de CO2 da atmosfera por ano.

O estudo foi publicado online pela revista Science.

Para se ter uma ideia, segundo os cientistas a quantidade total de carbono injetada na atmosfera pela queima de combustíveis fósseis é de cerca de 7 bilhões de toneladas por ano.

Emitem só um vigésimo do CO2 que a natureza consome
Isto equivale a dizer que, globalmente falando, o CO2 produzido pelos combustíveis fósseis corresponde a apenas 5,74% do total desse gas consumido no mesmo período pela vegetação.

Em outros termos, a vegetação assimila um volume quase 20 vezes superior ao do CO2 produzido por combustíveis fósseis.

E ainda pretende-se que é o consumo humano que decide o futuro do clima da Terra.


Os pesquisadores destacaram o papel das florestas tropicais, responsáveis por 34% do total de absorção de CO2 da atmosfera.

As savanas absorbem 26% do total, embora ocupem uma superfície cerca de duas vezes maior que a das florestas tropicais.

Desejaria receber atualizações do blog "Verde: a cor nova do comunismo" gratis no meu Email

3 comentários:

  1. Até os céticos estão começando a mudar de opinião; certamente, produto da informação. E a sociedade brasileira - que admite ser o problema um assunto de prioridade - mas que não entende (praticamente) nada do que está sendo discutido na mídia, quando é que passará a ser ouvida (certamente, antes, conscientizada)e possa expressar sua opinião? A quem interessa deixar a sociedade no indesejável (e inoportuno) grupo dos excluídos?
    Será que alguém pensa que a crise das Mudanças Climáticas (os caminhos de sua soluição) poderá ser resolvida sem o envolvimento efetivo da sociedade?

    Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA
    roosevelt@ebrnet.com.br

    ResponderExcluir
  2. Caro anônimo, então devemos "conscientizar" a população e logo depois pedir para esta "expresse a sua opinião"? Ou seja, ensina-lhes o que querem que eles digam faça-os dizer, como um ensaio seguido de apresentação do teatro de formatura do ensino primário...

    ResponderExcluir
  3. Prezados amigos do Blog Verde: a nova cor do comunismo,
    Leiam este artigo que saiu no Julio Severo:

    http://juliosevero.blogspot.com/2010/09/homem-armado-no-canal-discovery-longe.html

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.