Para atualizações gratis via email: DIGITE SEU EMAIL:

domingo, 24 de novembro de 2013

Tribunal da França manda desmontar torres eólicas: prejudicam aos homens e à natureza

Prejudicam a saúde e à natureza, disse Tribunal
Os proprietários do castelo de Flers, na região francesa Nord-Pas-de-Calais, obtiveram ganho de causa no Tribunal de Grande Instância de Montpellier, o qual ordenou desmontar dez torres eólicas responsáveis por danos à saúde e ao horizonte visual do castelo e da aldeia vizinha.

A Compagnie du Vent, filial da grande empresa de eletricidade GDF-Suez, também foi condenada a pagar indenizações e vai recorrer.

A sentença causou rebuliço nas fileiras ambientalistas, e segundo o jornal “Le Monde”, poucas sentenças foram tão consultadas, copiadas e analisadas em toda a França.

Pois as queixas contra as torres eólicas estão se fazendo ouvir pelo país inteiro, enquanto cientistas e economistas criticam seu custo e real utilidade.


Para moradores, torres eólicas estragaram o meio ambiente original
Para moradores, torres eólicas estragaram o meio ambiente original
Para o ambientalismo há o risco de se abrir uma “caixa de Pandora” de processos contra as torres eólicas, até agora consideradas como totens intocáveis das “energias limpas” tão propaladas por certo ecologismo utópico.

Na realidade a produção de energia elétrica dessas imensas hélices está muito abaixo do prometido, e os danos à população e ao meio-ambiente estão ficando intoleráveis para as populações atingidas.

Os autoproclamados defensores “verdes” apareceram, mas para agir contra o meio-ambiente!

“É uma decisão alucinante, disse o advogado ambientalista Alexandre Faro. Eu acho que eles não ganharão na segunda instância, ainda que seja só pelo mau precedente que uma decisão dessas pode criar”.



Os castelões de Flers invocaram ante o Tribunal de Montpellier os danos sonoros e visuais que sofre a população, assim como “a total desnaturação da paisagem bucólica e campestre”.

Esses argumentos são muito do agrado dos ambientalistas e deveriam conquistá-los.

Mas não! A utopia “verde” quer uma coisa diferente da que promete.

E o ambientalismo caiu encima dos defensores da natureza.

As dez torres eólicas implantadas a 40 km de Amiens não serão desmontadas enquanto o apelo não for julgado.

O castelo de Flers existe há séculos bem encaixado na natureza.
Mas, as torres do ambientalismo estragaram o meio ambiente.
Segundo os castelões, elas estragam a vida das pessoas e o horizonte do castelo, um elegante prédio histórico do século XVIII profundamente integrado na natureza local com um parque de 17 hectares.

As ventanias e os assovios produzidos pelos movimentos das pás desses moinhos de tamanho monstruoso são claramente audíveis e estragam a vida outrora tranquila da cidadezinha de Flers.

Elas atingem 110 metros de altura e emitem um flash luminoso a cada dois segundos, dia e noite.

Os juízes do Tribunal viram nisso um fator gerador de “tensão nervosa” entre os habitantes. Voltando ao castelo após a restauração, “parecia um verdadeiro jogo de fogos”, disse a castelã Ingrid Wallecan.

De fato, a Companhia do Vento consultou os vizinhos, porém ninguém sabia ao certo as consequências reais desses imensos engenhos. No máximo tinham ouvido falar positivamente na TV.

Agora estão imersos no pesadelo. Os políticos locais estão contentes com o lucro adicional proporcionado pelas torres eólicas.


2 comentários:

  1. Enos Francisco Beolchi26 de novembro de 2013 às 14:44

    A empresa GDF Suez, dona da Compagnie du Vent, é o segundo maior grupo de energia do Mundo. Também é a maior empresa de serviços públicos do Mundo. No Brasil é a controladora da Tractebel e líder do consórcio para construção da Usina Hidrelétrica de Jirau, no rio Madeira, Estado de Rondônia. Portanto, trata-se de uma vitória importante.

    ResponderExcluir
  2. Isso é vergonhoso para a humanidade. Que tremenda falta de imaginação. Ainda não deram conta que esse sistema de hélices para captação das energia dos ventos, se tecnologia for, foi inspirada nos moinhos de ventos de Cervantes, portanto mais medieval não existe.
    Porque não usam o sistema de Jaques Yves Cousteau???

    http://pt.cyclopaedia.net/wiki/Turbovoile-de-Cousteau

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.