Para atualizações gratis via email: DIGITE SEU EMAIL:

domingo, 9 de maio de 2021

Mentirada verde sobre o buraco de ozônio esconde golpe econômico

Nas área coloridas em azul a camada de ozônio está mais enfraquecida, foto da NASA em 7 de maio de 2021. O enfraquecimento é cíclico e devido à atividade solar
Nas área colorida em azul a camada de ozônio está mais enfraquecida.
Foto da NASA em 7 de maio de 2021.
O enfraquecimento é cíclico e devido à atividade solar
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







O climatologista Luís Carlos Molion, físico com pós-doutorado na Inglaterra, mais de 40 anos de experiência em estudos do clima no planeta, sendo 25 destes à frente do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e, Representante dos países da América do Sul na Comissão de Climatologia da Organização Meteorológica Mundial (OMM) voltou a denunciar.

A agitação ambientalista a pretexto do “buraco de ozônio” é um abuso dos dados científicos que danifica os países pobres, notadamente os tropicais, que precisam de refrigeração a baixo custo, escreveu Notícias Agrícolas.

Molion mostrou que a antiga família de gases CFC usada na maioria dos equipamentos de refrigeração caseiros (geladeiras, ar condicionado, etc.) tinha ficado muita barata porque não pagavam mais taxas.

Grandes petroquímicas então apoiaram por baixo do pano o ativismo verde para obter a proibição dos gases CFC e forçar o uso de substitutos que sendo novos deveriam pagar direitos.

Na manobra não houve nada de defesa do planeta e outros alegados ecológicos, mas sim importantes retornos pecuniários.
Nos anos ‘90 o quilo de CFC custava US$1,70 e hoje os substitutos da família HFC podem custar mais de US$35,00 para o consumidor final, explicou o professor.

Mas o tempo passou e os direitos sobre os gases da família HFC estão perto dos limites de validez, um fato econômico sem relação alguma com a natureza.

Então, o mesmo coro de décadas atrás recomeçou “a dizer que os substitutos dos CFC, os HFC, também destroem a camada de ozônio e que serão necessários novos gases, substitutos dos substitutos”.

“Isso porque os HFC têm suas patentes vencendo nos próximos cinco anos”. Então a cupidez pecuniária tenta reproduzir o mesmo truque para “salvar o planeta” ou melhor encher os próprios bolsos.

O enfraquecimento da camada de ozônio é cíclico e devido à atividade solar. Atualmente essa atividade está provocando um aumento do chamado "buraco". 

Então os heróis salvadores da Terra tirarão pretexto para sofismas com a “recuperação” da camada de ozônio, concluiu o cientista.

Vamos, portanto, a sofrer o retorno do velho golpe da confraria verde/vermelha....


Um comentário:

  1. Espectaculares artigos sobre a Amazónia .
    Focam as mais variadas vicissitudes da Amazónia -autênticas tragédias de interesses de ordem vária.
    Extensos artigos com referências a várias entidades completamente desconhecidas do cidadão comum português.
    Postei alguns desses artigos com imagens como forma de chamar a atenção para a tragédia da Amazónia da qual passa ao lado.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.