Para atualizações gratis via email: DIGITE SEU EMAIL:

domingo, 25 de setembro de 2022

Crocodilos canibais em Corumbá?????

Yacarés no Pantanal
Jacarés no Pantanal
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs





O assunto que segue parece brincadeira. Entretanto é muito verdadeiro.

Segundo o apresentador de rádio americano Ken Rutkowsk, inteiramente crédulo nos blefes ecologistas, em Corumbá, MS, está em andamento “uma invasão de várias centenas ou mesmo milhares de crocodilos em uma praia, e a população local está em pânico”.

Num tweet exasperado ele ilustra o “drama” de Corumbá com um vídeo mostrando centenas de saurios se aquecendo ao sol nas margens arenosas de um rio.

A imagem impressiona a quem não está acostumado a ver esses animais em outros lugares que não em zoológicos, comenta o site “Science et Avenir”

A verdade começa pelo fato que não são “crocodilos”, que não existem nas Américas – excetuado algum zoo – mas os bem conhecidos jacarés que proliferam à vontade nas nossas terras e águas.

O fato tampouco tem nada de inusitado ou preocupante para os mato-grossenses, e no Pantanal.

No vídeo o autor do vídeo (que não é Ken Rutkowski) com voz calma comenta simplesmente: “Para você que nunca viu um jacaré...”, e só depois especifica o local onde filma: a cidade de Corumbá, no Pantanal.

Uma cidade no coração da América do Sul, localizada na fronteira entre Brasil e Bolívia.

Acresce que eles não pertencem à família dos crocodilos, como afirma o autor do tweet, mas à dos jacarés. A tapeação para americano ver é completa.

Os jacarés distinguem-se dos crocodilos, entre outras coisas, por uma mandíbula mais larga e encorpada.


Maria chama jacarés pelo nome e apresenta animais para Geraldo Luís



Também são menores. O autor do vídeo lembra que na região são chamados de “Jacarés”, nome originado na língua indígena tupi "jaeça-karé", que significa "aquele que tem os olhos para o lado".

Há cerca de 6 espécies desses jacarés encontradas na América do Sul esclarece o site “Science et Avenir”

Zilca Campos, pesquisadora brasileira especializada nesses répteis, na empresa pública de pesquisa agropecuária Embrapa, esclarece que pertencem à espécie “Jacarés do Pantanal” que migra em grandes bandos para caçar, ou para se reproduzir.

“Esses ajuntamentos de animais são comuns, principalmente em épocas de seca”, explicou a pesquisadora para “Science et Avenir”.

“Nos períodos de estiagem, os jacarés se reúnem em torno dos poucos leitos dos rios ainda com água, em busca de alimentos”.

Eles não representam perigo real para os seres humanos.

Crocodilo não existe no Brasil e é um dos maiores predadores da Terra
Crocodilo não existe no Brasil e é um dos maiores predadores da Terra
Há cerca de 3 milhões de jacarés no Pantanal e os ataques a humanos são anedóticos e raramente sérios.

A população mato-grossense não se espanta, nem dá importância, a essas aglomerações naturais.

Mas, poucos no exterior conhecem esta particularidade e também não poucos confundem pela aparência jacaré com crocodilo.

Mas, eles pertencem a famílias diferentes: à dos Alligatoridae (8 espécies diferentes, 5,5 metros, até 600 quilos) o primeiro, e à dos Crocodilidae (14 espécies, mais de oito metros, até mais de uma tonelada) o segundo.

A diferença no perigo entre eles é gritante. Crocodilos são muito, mas muito mais perigosos e fortes que jacarés. Mas, no Brasil não há crocodilos!

Pelas similitudes, explorando a ignorância no exterior, são prato feito para a demagogia ambientalista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.