domingo, 16 de abril de 2023

Trabalhadores espanhóis contra fechar as usinas nucleares

Usina nuclear de Almaraz, Extremadura
Usina nuclear de Almaraz, Extremadura
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs








Em defesa das usinas atômicas os profissionais da Sociedade Nuclear Espanhola (SNE) publicaram um manifesto. Eles são favoráveis a essa fonte energética que consideram essencial para a soberania do país, noticiou “El Mundo”

O governo socialista, dizem, está equivocado com seu plano de fechar os sete reatores do país, processo que começará em 2027, mas que, alertam, será irreversível desde 2024.

“Ficamos sozinhos na nossa estratégia de fechar o parque nuclear”, afirmou o presidente do SNE, Héctor Dominguis, na apresentação do manifesto.

Atualmente, salientou, “existem 11 países europeus, liderados pela França, que querem promover a energia nuclear”.

Entretanto, Espanha propõe o encerramento de sua fonte de produção de eletricidade mais constante e que contribui com cerca de 20% do total, funcionando 90% do tempo e com quase 100% de sua capacidade.

Se se deve realizar paradas técnicas ou houver picos de demanda, as usinas de gás entram para completar o fornecimento de energia.

Os 26 GW de gás que a Espanha possui representam a segunda tecnologia por potência, atrás da eólica (perto de 30 GW) e com a energia fotovoltaica à espreita (19,9 GW).

Enquanto isso, a Endesa (Empresa Nacional de Electricidad, S. A., transportadora e distribuidora de energia) já se mostrou a favor do prolongamento da vida útil das usinas nucleares. Eles poderiam continuar operando entre 20 e 40 anos a mais, mas uma decisão deve ser tomada agora.

“Se depois de 2024 não se tomar uma decisão firme pela continuidade das centrais nucleares, não haverá mais volta e o encerramento da primeira central, Almaraz I, será inevitável”, explicou Dominguis.

Almaraz, ilustrou o presidente do SNE, gera anualmente “mais eletricidade do que consomem as cidades de Sevilha e Valência juntas”.

“Exigimos que a energia nuclear seja considerada uma fonte energética estratégica para Espanha e solicitamos que sejam criadas a continuidade das centrais nucleares por pelo menos 20 anos”, acrescentou Dominguis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.