Para atualizações gratis via email: DIGITE SEU EMAIL:

domingo, 2 de maio de 2021

Decrescer: ideia ecologista de fazer lockdowns climáticos!

Decrescimiento lei ambientalista deixa avião da Air France lacrado em desuso
Decrescimiento: lei ambientalista deixa aviões da Air France lacrados em desuso
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







Apesar de toda a pressão ambientalista para achincalhar o progresso, nas últimas décadas o crescimento de ricos e também dos pobres foi real, reduzindo poluentes e produzindo energias mais limpas.

Bryan Walsh parafraseia Winston Churchill sobre a democracia: ela tem seus defeitos, mas é a maneira menos pior de organizar uma economia.

Mas a fanática confraria eco-comunista, parafraseia diferente: o decrescimento pandêmico terá defeitos, mas quanto mais mal faça para a civilização e para os homens melhor será para a natureza. Como eles a entendem, obviamente...

Um exemplo. O governo francês proibiu com lei os voos domésticos que possam ser substituídos por trens que façam o percurso em no máximo duas horas e meia.

Considerando a extensão a rede de Trens de Grande Velocidade – TGV, que viajam a perto de 300 quilômetros/hora, as empresas aeronáuticas saíram muito prejudicadas, informou o site especializado Airport Technology.
O pretexto dos deputados é reduzir a emissão de CO2 como a França se comprometeu no Acordo de Paris. Só um punhado de trajetos ficarão ativos.

Alguns deputados – e até de tendências ideológicas opostas – condenaram a lei como “medida de decrescimento e desemprego”.

Austrian paralizado hoje pelo Covid-19. Amanhã para 'salvar o clima'
Austrian Airlines: paralisado hoje pelo Covid-19. Amanhã para 'salvar o clima'?
De fato, ela cai por cima de uma indústria que já está de joelhos após as devastações econômicas produzidas pela pandemia.

Mas os ativistas ecologistas como a ONG Greenpeace comemoraram a norma e preveem que será replicada em toda a União Europeia. E já reclamam que sejam interditados voos de ainda maior duração.

Em novembro de 2020, a Austrian Airlines substituiu seus voos entre Viena e Graz com viagens de trem que duram três horas. Agora incluiu na interdição mais dois voos – a Linz e a Salzburg.

A discussão se estendeu ao Reino Unido, onde sondagens apontam o país dividido, mas ligeiramente inclinado a uma proibição semelhante a francesa.


Um comentário:

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.