Para atualizações gratis via email: DIGITE SEU EMAIL:

domingo, 20 de setembro de 2020

Mosquitos afugentam
moradores de prédios ecológicos de Chengdu

Chengdu Qiyi City Forest Garden foi atrativa muito pouco tempo até que a natureza falou pelos mosquitos.
Chengdu Qiyi City Forest Garden foi atrativa muito pouco tempo
até que a natureza falou pelos mosquitos.
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs






A propaganda ecologista quer nos fazer sonhar com uma vida idílica imersos na natureza, da qual usufruiríamos toda espécie de benesses até agora nunca experimentados na civilização urbano industrial.

Nada nos fala dos incômodos que ela envolve e contra os quais lutaram valentemente desbravadores e colonizadores, monges e abadias.

Eles modificaram, por vezes profundamente, o entorno vegetal e animal, e por vezes a terra criando lagos artificiais, canais, drenagens ou áreas de rega.

Tudo isso com muito e meritório esforço mas cometendo crimes contra a mãe terra.

A propaganda nos silencia esses aspectos difíceis na conquista da natureza dando a acreditar que entrando na mata afundaríamos num colchão de delicias vegetais e por que não? animais.

Mas a natureza está maculada e faz sofrer até àqueles que caem nesses contos.

Um dessas enganações dizia que seria possível viver em oito grandes prédios ecológicos que quase emulariam essa visão ‘conto da carochinha verde’ somando delícias da natureza com comodidades da modernidade, esquecendo os aspectos complicados.



Já houve muitos projetos do gênero em diversas partes do mundo, na Europa por exemplo, mas não prosperaram.

Agora foi criado o complexo residencial Qiyi, na cidade de Chengdu, capital da província de Sichuan, no sul oeste da China, informou entre outros “Clarín”.

Pelas fotos se trata de apartamentos em altos prédios com enormes sacadas ajardinadas com abundância de plantas que quase apagam o que os vertiginosos prédios de apartamentos têm de feio e inumano.

O projeto de moradias ecologicamente sustentáveis encaixadas numa megacidade chinesa prometia aos compradores viver numa “floresta vertical” com requintados jardins em cada sacada irradiando suas estéticas prazerosas e aromáticas além de pitoresca atividade de animalzinhos ou insetos. 

Ilusões da ecologia. Os moradores resistiram muito pouco
Ilusões da ecologia. Os moradores resistiram muito pouco aos mosquitos

Não deve ter custado barato, mas a aparência prometia muito.

O agente imobiliário do projeto, em abril de 2018 garantiu que todos os 826 apartamentos estavam vendidos.

Os compradores foram mudando para seus novos ninhos de bem viver ecologicamente corretos e sustentáveis.

Mas, abandonaram às pressas o paradisíaco e flamante complexo poucos meses após comprar as propriedades.

A razão foi simples: uma incontrolável invasão que não havia sido planificada e que não havia meio de extinguir sem atentar contra o equilíbrio ecológico natural: a dos mosquitos.

Esses se multiplicaram ainda mais quando os infelizes moradores perceberam que quanto mais se desenvolviam as plantas destes novos jardins suspensos da Babilônia, mais se reproduziam os insetos e suas picadas.

Aqueles que ainda não haviam ocupado seus apartamentos se negaram a fazê-lo sabendo da vida infernizada dos que já estavam.

Vídeos feitos com drones mostram edifícios de aparência negligenciada, onde a vegetação invadiu os locais por dentro e fora.

Em alguns apartamentos parece haver luz, plantas bem cuidadas e móveis na varanda. Mas na maioria dos casos, as sacadas externas estão cobertas por vegetação abandonada.

Necessidade do homem dominar a natureza. Em belo contexto natural na Gold Coast australiana resistiu só três meses ao cupim
Necessidade do homem dominar a natureza.
Em belo contexto natural na Gold Coast australiana
resistiu só três meses ao cupim
No momento que escrevemos ainda dez famílias moram no bairro, segundo o jornal do Partido Comunista em inglês “Global Times”, citado pela “Folha de S.Paulo”.

Algo de parecido aconteceu a um casal australiano que comprou por meio milhão de dólares a casa de seus sonhos integrada na floresta da Costa Dourada, para eles e seus filhos noticiou “Clarín”.

Um dia constataram que em questão de meses o cupim lhes destruiu a casa: “o pior que vi em toda a minha vida”, disse um especialista na praga.

Antes da compra, o casal mandou revistar o imóvel e nenhum defeito foi encontrado. Três meses depois o cupim saia das tomadas como numa “película de terror”, segundo falou a proprietária a um jornal local.

O especialista Daniel Golin acha que a casa deverá ser demolida pois até as vigas mores foram corroídas a fundo.




15 comentários:

  1. PREFIRO MOSQUITOS A BARATAS E RATOS! Prefiro defender uma arvore que um punhado de cimento!

    ResponderExcluir
  2. Poderia citar suas fontes para verificarmos a veracidade da informação. Para mim são apenas palavras e fotos aleatórias com interesses escusos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só assistir o vídeo, tem matérias mundo a fora sobre

      Excluir
  3. Ridículo, tendencioso e ignorante.

    ResponderExcluir
  4. Não posso acreditar, que frescura, era só conseguir um pouco de incenso e repelente de citronela kkkkkkkk ou plantar a própria citronela na varanda que ja ajudaria kkkkkkkkkk esses ricos são todos burros e frescos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É citronela na China... Se é burro einm kkkkk

      Excluir
  5. Excelente artigo elucidativo do poder do UNIVERSO .
    Surpreende -me esta pretensão do comunismo verde .
    Manifesto me deste modo porque sou moçambicana ,conhecedora da realidade bem claramente .
    Obrigada PROFESSOR pela partilha

    ResponderExcluir
  6. so deixar os morcegos, os passarinhos et outros predadores chegar que os mosquitos desaparecem. nesse tipo de obra e normal ter um desequilibro no començo. Mas logo melhora. De qualquer jeito, nessa cidade tem muito mosquito mesmo, nao tem nada ver com as plantas. E a occupaçao desses predios esta aumentando. Mesma coisa com cupi. Tenho uma casa em Angra, com andar de estrutura de madeira. Nao se quanta gente me falar de cupim (e tem muitos nio jardim). Nunca subiram... mas eles gostam do concreto das casas da vizinhança ... tudo e questao de design. Um erro nao quier dizer que o concepto completo ta errado. Na Italia tem um predio similar em Milao e esta super bem....

    ResponderExcluir
  7. As pessoas querem viver integradas, mas precisam aprender a lidar com a natureza e dedicar algum tempo do dia para este fim.

    ResponderExcluir
  8. Dizer que plantas são chamariz para mosquitos ou pernilondos a esse nível é desconhecer até mesmo superficialmente as causas desse tipo de problema, que é a água parada.
    Vamos analisar então porque bairros quase sem área verde em SP, só para citar, sofrem todos os anos por invasão de pernilongos no verão?
    Em áreas verdes existem realmente mais seres vivos, mas é necessário entender que para isso tem que haver um planejamento inteligente de espaços, onde um bom paisagismo consegue equilibrar casos como esse, mesmo que a mim pareça realmente um exagero.
    Se isso fosse radical como a forma que colocam, como podem existir tantas casas com belos e enormes jardins e as pessoas vivem lá dentro numa boa?
    E chamar isso de "Comunismo Verde", só porque foi feito na China, seria como dizer que nos EUA um parque deveria se chamar "Liberalismo Verde"? "Democracia Verde"? Ah... Muito fraco. Por favor sejamos razoáveis.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.