Locutor do clima se tornou insuportável pelos exageros em mudança climática e renunciou |
Luis Dufaur
Escritor, jornalista, conferencista de política internacional, sócio do IPCO, webmaster de diversos blogs |
O descontentamento do público foi demais: Chris Gloninger, meteorologista-chefe da KCCI, uma TV americana em Iowa, deixou o cargo. Ele alegou receber ameaças por causa de sua militância em favor da suposta mudança climática. O jornalista de 38 anos decidiu seguir carreira científica, informa o “Washington Post”.
Ele se disse orgulhoso de ter aumentado a conscientização sobre as mudanças climáticas por 18 anos.
Chris Gloninger respondeu às críticas dos telespectadores, divulgando pelo The New York Times um e-mail que insinuava uma ameaça de morte segundo a polícia, punido com uma multa de 180 dólares.
“Vou focar na minha saúde, na minha família e na luta contra a crise climática”, disse o meteorologista.
Todo homem que se expõe aos holofotes da publicidade e da grande mídia, sempre corre o risco de receber e-mails muito desagradáveis ou preocupantes. O tamanho da multa ao ofensor sugere um fato de escassa transcendência.
Neste blog recebemos de vez em quando e-mails ainda mais agressivos, mas que nunca saíram da mera antipatia verbal esquerdista e não trouxeram consequências.
Mas o “Huffington Post” diz que Chris Gloninger foi alvo de “críticas dos telespectadores” em plural e não apenas de um único exaltado de pouca seriedade.
Obsessão pela mudança climática é recebida com desconfiança nos EUA |
A informação esconde o mais razoável: que o apresentador irritava seu público que via nele um apegado a uma teoria discutível como a das mudanças climáticas.
O Iowa é um estado eminentemente agrícola, que enquanto tal está muito atento às condições do tempo, e facilmente percebe a fala distorcida em matéria de clima que lhe pode causar muitos prejuízos.
Chris Gloninger não se incomodou com o mal que os telespectadores estavam sofrendo. Ele disse ao “Washington Post”. que continuaria a mesma luta numa empresa que estuda mudanças climáticas.
Ele apontou à mudança climática pela intensificação dos incêndios no Canadá e a má qualidade do ar nos EUA, fato polêmico e quiçá determinante na antipatia da audiência conservadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.