Para atualizações gratis via email: DIGITE SEU EMAIL:

domingo, 20 de julho de 2025

Brasil pode ter 20 mil espécies desconhecidas

Espécie Sakesphoroides niedeguidonae foi descoberta na região de Caatinga
Espécie Sakesphoroides niedeguidonae foi descoberta na região de Caatinga
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs








Entre os tesouros que a Providencia depositou ao Brasil encontra-se uma fabulosa riqueza de espécies animais, vegetais e ictícolas que os cientistas até agora nem conseguem mensurar e classificar.

Uma pesquisa inédita conduzida pelo cientista Mário Moura, doutor em ecologia e professor visitante do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), revelou que o País lidera a lista de países com maior potencial para descoberta de novas espécies de animais vertebrados terrestres.

Macaco Zogue-Zogue Rabo de Fogo, descoberto em dezembro de 2010
Macaco Zogue-Zogue Rabo de Fogo, 
descoberto em dezembro de 2010
Publicado na Revista Nature Ecology and Evolution , em 22 de março [2025], o artigo Shortfalls and opportunities in terrestrial vertebrate species discovery, foi produzido junto com Walter Jetz, do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva da Universidade de Yale (EUA), e citado por CAPES [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Ministério de Educação].

Moura explica que o País abriga duas grandes florestas tropicais do planeta: a Amazônia e a Mata Atlântica que com outras no continente Africano e na Indonésia, podem abrigar quase metade de todas as futuras descobertas do planeta.

“Isso indica o quão rica é a biodiversidade de florestas tropicais no planeta todo”, observa o pesquisador.

E, acrescentamos nós, quão exageradas resultam muitos alarmismos ecologistas pelo perigo de extinção por algumas poucas espécies.

Desde 1758, ano em que foi iniciada a catalogação formal, cerca de 1,8 milhão de espécies foram descritas em todo o planeta.

Bico-chato-do-sucunduri (Tolmomyias sucunduri) é um pássaro encontrado no sul do Amazonas, na região do Sucunduri
Bico-chato-do-sucunduri (Tolmomyias sucunduri) 
pássaro encontrado no sul do Amazonas, na região do Sucunduri
Outras estimativas apontam a existência de aproximadamente 10 milhões ainda por descobrir. 

Alguns exemplos de descobertas recentes divulgados pela CNN Brasil: 

Poaieiro-de-Chico Mendes (Zimmerius chicomendesi), foi registrado pela primeira vez em 2009, no sul do Amazonas, dentro da Floresta Nacional de Humaitá.

Macaco Zogue-Zogue Rabo de Fogo, descoberto numa expedição do WWF-Brasil em dezembro de 2010 ao noroeste do Mato Grosso. Teve seu nome “miltoni” dado em homenagem a um dos maiores primatólogos brasileiros, o cientista Milton Thiago de Mello

O pássaro Cantador-de-Rondon (Hypocnemis rondoni), nomeado em homenagem ao antropólogo, explorador, indigenista e marechal Cândido Rondon, encontrado no Sul do Amazonas

Rapazinho-estriado-do-oeste (Nystalus obamai), pássaro cujo nome homenageia o ex-presidente estadunidense Barack Obama e que foi encontrado numa área enorme entre o Brasil, Peru e Equador

Lula rara vista pela primeira vez nas profundezas do oceano
Lula rara vista pela primeira vez nas profundezas do oceano
Boto-araguaiano (Inia Araguaiensis), encontrado em 2014 na bacia do rio Araguaia, tem características moleculares e medidas do crânio diferentes dos botos encontrados na bacia do rio Amazonas

O Acari-de-Bola-Branca (Spectracanthicus zuanomi) é encontrado no rio Xingu, no Pará, na área de influência da hidrelétrica de Belo Monte. Este animal, portanto, já nasce ameaçado e corre o risco de muito em breve entrar em risco de extinção.

Pássaro Cantador-de-Rondon (Hypocnemis rondoni)
Pássaro Cantador-de-Rondon (Hypocnemis rondoni)
A perereca Pristimantis jamescameroni ocorre apenas no estado de Bolívar, na Venezuela, em tepuis com mais de 2,5 mil metros de altitude. Seu nome é uma homenagem ao diretor de cinema James Cameron, que atua em causas ambientais.

O Bico-chato-do-sucunduri (Tolmomyias sucunduri) é um pássaro encontrado no sul do Amazonas, na região do Sucunduri, onde o WWF-Brasil mantém projetos de conservação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.