Para atualizações gratis via email: DIGITE SEU EMAIL:

domingo, 18 de setembro de 2022

86% das espécies da Terra são desconhecidas

O Cirrhilabrus finifenmaa, ou peixe arco-iris foi descoberto entre corais profundos no início do ano
O Cirrhilabrus finifenmaa, ou peixe arco-íris
foi descoberto entre corais profundos no início do ano 2022
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







Cerca de 86% das espécies da Terra ainda não foram descritas, de acordo com estudo publicado por PLoS Biology que calcula que nosso planeta abriga 8,7 milhões de espécies.

Em outros termos os cientistas catalogaram menos de 15% das espécies existentes.

O co-autor do estudo, Boris Worm, da Dalhousie University, no Canadá, considera que ainda “estamos muito longe” de conseguir calcular tudo.

Há 250 anos, o botânico sueco Carl Linnaeus criou a classificação vigente para mensurar a diversidade da natureza. Hoje o catálogo de classes como mamíferos e pássaros está quase completo. Mas em outras classes são lamentavelmente escassos, diz o National Geographic.

Urso andino de pelagem dourada achado no Peru é descoberta de 2021. Cor da pelagem foi surpresa
Urso andino de pelagem dourada foi achado no Peru em 2021.
Cor da pelagem foi surpresa
Por exemplo, foram identificados apenas 7% dos fungos e menos de 10% das formas de vida nos oceanos do mundo.

O que foi descoberto até agora são “as coisas que são fáceis de encontrar, que são visíveis e relativamente grandes”, disse Worm.

Até agora, cerca de 1,2 milhão de espécies são conhecidas pela ciência. Especular sobre a porcentagem de espécies desconhecidas, é já de si uma árdua tarefa que oscila entre três e cem milhões, segundo as hipóteses.

As espécies semelhantes são agrupadas em gêneros, esses em famílias até a categoria máxima chamada reino.

Existem cinco reinos: animal, vegetal, fungos, chromistas – vegetais unicelulares – e protozoários, ou animais unicelulares.

O número de espécies recém-descobertas continua a aumentar acentuadamente.

O Passarinho Cocktail Cinamono é mais uma variante achada
O Passarinho Cocktail Cinamono é mais uma variante achada
Worm e colegas chegaram ao número: 8,7 milhões.

O novo estudo “toma uma abordagem extremamente inteligente, e acho que vai se tornar um estudo muito importante”, disse Lucas Joppa, ecologista conservacionista da Microsoft Research, o ramo de pesquisa da gigante do software.

“Se eu pedisse para você contar 8,7 milhões de centavos, isso levaria um tempo, mesmo se você tivesse um monte de gente fazendo isso.”

Mas Dan Bebber, ecologista do grupo ambientalista Earthwatch Institute, disse que o estudo se baseia em métodos estatísticos impróprios.

A equipe de estudo usou um método chamado regressão linear para calcular o número de espécies da Terra. Mas Bebber acha que esse método é o errado para os dados e que a equipe deveria ter usado uma técnica conhecida como regressão ordinal.

Como resultado, o número real de espécies pode ser muito maior ou menor que 8,7 milhões, disse ele.

No geral, categorizar formalmente um novo organismo é muito mais complicado do que descobrir um, disse Worm, coautor do estudo. Os cientistas devem comparar seus espécimes com amostras de museus, analisar seu DNA e preencher resmas de papelada.

O calamar Sepioteuthis lessoniana apareceu na noite, em 2021, no fundo de Tulamben, Bali, Indonesia
“É um processo longo”, disse ele. A maioria dos cientistas “descreverá dezenas de espécies ao longo da vida, se tiverem muita sorte”.

Infelizmente, as taxas de extinção aceleraram de dez a cem vezes seu nível natural, acrescentou Worm.

A informação a ser obtida quando novas espécies são descobertas “é a biblioteca da natureza, e nós apenas começamos a decifrar os primeiros dez livros”, disse Worm.



2 comentários:

  1. Esse URSO DOURADO da foto está errado, esse é um Urso Andino e o que foi descoberto em 2021 e não 22, foi um urso andino de pelagem dourada, não é uma espécie nova só uma pelagem incomum, nada de mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado TriploA
      Agradecemos a correção que já introduzimos no post.

      Excluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.