Para atualizações gratis via email: DIGITE SEU EMAIL:

domingo, 27 de setembro de 2009

Mudança climática: eco-alarmistas misturam tudo para confundir o público, diz ex-reitor da UnB

Continuação dos excertos de entrevista do Prof. José Carlos Almeida de Azevedo, ex-reitor da UnB.

Catolicismo — Os “eco-alarmistas” alegam, como prova do aquecimento global, que as geleiras dos pólos norte e sul, e as dos Alpes, estão derretendo.

Prof. Azevedo — A geleira só faz duas coisas: aumentar e diminuir de tamanho. Na última era glacial havia gelo no mundo todo acima de 12° de latitude norte e sul. O Brasil era coberto pelo gelo, a África e toda a Europa também.

No último grande período de frio, há 18 ou 20 mil anos — não era propriamente uma glaciação —, havia gelo com espessura de dois quilômetros na Europa. Esse gelo derreteu, desapareceu. As rochas explodiram e formaram-se aqueles fiordes da Noruega. Abriram-se aqueles vales imensos nas montanhas de rochas. A água infiltrou-se, congelou e explodiu a rocha. Está tudo lá, e pode ser comprovado.

Isso sempre ocorreu e sempre sucederá, não tem nada a ver com poluição e desmatamento.

O desmatamento é prejudicial, e a poluição é um problema mais de educação do que um problema climático. Essas coisas todas, os alarmistas misturam para confundir o público.

Há uma pessoa no Rio de Janeiro –– não vou dar o nome, porque seria até depreciativo, que após ler matéria sobre o tema, vendeu seu apartamento na praia de Ipanema, porque disseram que o nível do mar iria subir sete metros...

Catolicismo — E o nível dos mares subirá, de fato?
Prof. Azevedo — Veja os exemplos que os “eco-alarmistas” apresentam, de que os mares estão subindo, de ilhas que estão desaparecendo. Nada disso é comprovado.

Há uma decisão da Corte Superior da Inglaterra e Gales, que proibiu passar nas escolas o filme do Al Gore, ex-vice presidente dos EUA, distribuído gratuitamente nos estabelecimentos de ensino para provocar essa comoção.

Em benefício de alguns aproveitadores, que investem em crédito de carbono, em painéis solares, energia eólica e todas essas coisas. Eles estão ganhando fortunas colossais. A corte inglesa, entretanto, analisou o filme, encontrou 11 erros e proibiu que ele fosse projetado, sem apontar esses erros. Na realidade não são 11, mas 35 erros. É uma peça hollywoodiana, não fornece nenhuma fundamentação científica. É tudo balela.

Catolicismo — E qual o valor científico desse relatório IPCC da ONU?
Prof. Azevedo — O IPCC não elabora relatórios, nem realiza estudos científicos. Ele reúne estudos científicos relacionados com o clima –– até bons estudos, e aí é que começa um pouco da malandragem –– e faz o que denominam assessment report: relatórios para assessorias, relatórios para os formuladores de políticas. E com isso o IPCC mistura tudo.


Não existe nenhuma prova científica de que os níveis dos mares estão subindo, e que a geleiras estão acabando.

Os alarmistas dizem que as geleiras estão derretendo, mas não informam que atualmente é verão no Pólo Norte.

Como é que as geleiras não vão derreter? Têm de derreter, sempre derreteram nessa estação. As geleiras estão derretendo e os alarmistas dizem que a Antártica está derretendo. Não está. O gelo da Antártica está aumentando. 

Catolicismo — Em outras partes do Pólo Sul, ela está aumentando?
Prof. Azevedo — Não há nenhuma comprovação de que haja um derretimento significativo das geleiras do Pólo Sul. Nada que tenha fugido aos padrões normais observados nos últimos anos, em que essas coisas são observadas.

Catolicismo —No último ano o inverno na Europa foi dos mais rigorosos.
Prof. Azevedo — Foi dos mais rigorosos somente nos últimos 20 anos, mas eles não dizem isso.

(Fonte: "As questões climáticas e os “eco-alarmistas”", "Catolicismo", setembro 2009).

Um comentário:

  1. Peço aos amigos a abertura de espaço e a possibilidade de propagandear meu novo conjunto de enquetes versando sobre Honduras, cujas perguntas são:

    A deposição de Zelaya foi um golpe de estado?

    O governo petista apoiou a entrada de Zelaya em Honduras?

    Você concorda com o homizio (esconderijo) de Zelaya na embaixada brasileira em Tegucicalpa?

    Lula da Silva merece o impeachment por seu comprometimento com a causa de Zelaya?

    Por todas as ações já tornadas a efeito no foro de São Paulo, quem você acha que é o chefão?

    Passem lá e votem, mas votem logo antes que minha embaixada seja invadida... grande abraço

    http://novoblogdoclausewitz.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.